Sociedades musicais Nova Aurora e Lyra promovem, em Macaé, o histórico ‘Encontro das Centenárias’

Centenárias da música, as sociedades musicais Nova Aurora, com 150 anos, e Beneficente Lyra dos Conspiradores, com 140 anos, se reúnem no fim do mês para um evento inédito na Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em Macaé. O histórico “Encontro das Centenárias” será realizado no Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos, comemorado no dia 22 de novembro.

Trombonista, maestro titular e diretor artístico há 18 anos da Nova Aurora, Hélio Rodrigues foi aluno e, depois, músico da instituição. Ao todo, ele é integrante da sociedade há 30 anos. Ao assumir a regência, o presidente mais jovem da história da Nova Aurora a transformou em sinfônica e elevou o grupo à orquestra de sopros.

Marcada para iniciar às 19h30, a apresentação é apoiada pela Secretaria de Cultura de Macaé. A última vez que as bandas centenárias de Macaé tocaram lado a lado foi há dez anos, em 2013, na Praça Veríssimo de Melo.

“Este convite representa a união das duas bandas. A Lyra e a Nova Aurora, durante muito tempo, chegaram a ser inimigas. Então, fico muito feliz, porque a nossa geração quebrou esta rixa” , comenta o maestro Gelson Porto Cardoso, diretor da Lyra dos Conspiradores.

De acordo com a prefeitura de Macaé, a Lyra se apresentará com 25 integrantes, em instrumentos de sopro e percussão, interpretando um repertório de MPB. Já a Nova Aurora sobe ao palco com cerca de 50 músicos e vai trazer obras clássicas e populares para o encontro.

— A história e a cultura de Macaé são enriquecidas por estas bandas que, ao longo de tantos anos, têm encantado nossa comunidade. O talento e a dedicação dos músicos, aliados à liderança dos maestros, são um verdadeiro exemplo de resiliência e paixão pela arte. A música tem o poder de unir, emocionar e transformar vidas. Através deste encontro, celebramos não apenas a data, mas também a força da nossa cultura musical — ressalta o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Fonte: Extra