Macaé apresenta LOA 2024 com estimativa de quase 4 bilhões de reais de orçamento

Em audiência pública realizada no fim da última semana, a Prefeitura de Macaé apresentou seu estudo orçamentário para o ano que vem, revelando os eixos de investimentos prioritários e a previsão de receita da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024.

No evento, que aconteceu no auditório do Paço Municipal, na sede do governo, o documento foi detalhado pelo secretário adjunto de Planejamento, Wagner Motta, que explicou a previsão de quase 4 bilhões de reais de orçamento para o próximo exercício.

“A cada ano tivemos um foco principal de atuação, em 2021 foram as ações de combate ao Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019); em 2022, as intervenções para recuperação dos espaços públicos; nesse ano, as obras estruturantes do município. Em 2024, essas ações continuarão sendo realizadas, tendo a atenção dividida com o eixo da Assistência Social”, contou Wagner Motta.

Com a receita estimada em pouco mais de 3,925 bilhões de reais, a LOA 2024 estabelece o planejamento de execução do orçamento, com estimativa das receitas e fixação das despesas de acordo com о Plano Plurianual (PPA 2022-2025).

Durante a apresentação da LOA 2024, a prefeitura aproveitou para prestar contas sobre a situação de algumas obras que estão acontecendo na cidade, como a da reforma do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, que já está com 82% do andamento concluído, do Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt (44%), e da Praça da Nova Esperança (72%).

A audiência pública também contou com a apresentação do planejamento das despesas estimadas pelo município para o ano que vem, tendo com um dos destaques a implantação da Moeda Social, cujo projeto de lei já foi encaminhado à Câmara, dentro do Programa Municipal de Combate à Pobreza e às Desigualdades.

Além disso, o secretário adjunto de Planejamento reforçou a importância da participação popular na elaboração das metas orçamentárias através de iniciativas como o “Você é o Prefeito”, que recebe indicações de áreas e projetos que podem ser inseridos no orçamento municipal, e que segue aberto até o próximo dia 30 de setembro.

“Em 2022, a Consulta Pública realizada por nós contou com 1.250 contribuições. Essas sugestões recebidas, além das feitas em audiências como essa, contribuem para que o governo atue e destine recursos para o que efetivamente a população deseja”, ressaltou Wagner Motta

 

Fonte: Clique Diário