Governo de Macaé trabalha para recuperar equipamentos que encontrou abandonados

A Prefeitura Municipal de Macaé, cidade no interior do Rio de Janeiro, vem realizando investimentos em diversas iniciativas afim de correr atrás do tempo perdido. É que diversos equipamentos, como postes, semáforos, equipamentos em hospitais e unidades de saúde, estavam em péssimas condições, ou, em alguns casos, sem funcionamento.

Recentemente, o governo municipal finalizou a instalação de 15.000 pontos de led, uma iniciativa que resulta em mais segurança para a cidade. Foram instalados, de uma única vez, 175 novos abrigos de ônibus, no lugar dos antigos que sofriam com a falta de manutenção.

Novos abrigos de ônibus foram trocados de uma vez só. São 175 no total — Foto: Divulgação

Há dois anos atrás, a situação de grandes equipamentos da cidade era deplorável, como o caso do Centro de Convenções, do Hospital Público Municipal (HPM), do Parque de Exposições e do Estádio Municipal Claudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão.

Todos estes estão em fase de obras ou já foram entregues, como o caso do Parque de Exposições e o Estádio. São frentes de trabalho que colocam Macaé novamente no fluxo do desenvolvimento.

Outro grande projeto que havia sido deixado de lado, era o de macrodrenagem. A cidade era conhecida por seus alagamentos e as obras nunca foram suficientes para sanar os problemas de quando chovia. Recentemente o governo municipal inaugurou uma Central de Operações e apresentou os números investidos na macrodrenagem, que somam mais de R$220 milhões em dois anos.

As obras que incluem a bacia da Aroeira, Nova Holanda, Vale Encantado e Novo Cavaleiros, vão aumentar a capacidade de escoamento das águas, reduzindo a chance de alagamentos.

Central de Monitoramento de Águas foi entregue no aniversário da cidade — Foto: Divulgaçã

Na área da saúde, a cidade recebe investimentos massivos em novos equipamentos, contratação de pessoal e nova unidades de acesso ao sistema na cidade. Só no aniversário da cidade foram inauguradas mais de 10 obras nesta área.

A Secretaria de Saúde da cidade passa por um momento de muito foco e atenção, com o detalhamento da necessidade física e de pessoal de cada unidade. Novos equipamentos já começam a chegar na cidade, como os modernos Raio-x que foram entregues na Upa do Lagomar, e o monitor que permite a identificação de infartos, uma novidade que facilitará em muito o trabalho dos profissionais.

Além disso, foram inaugurados importante unidades como o ProntoPed, um pronto socorro peditátrico e uma nova estrutura de politrauma, extremamente importante para o funcionamento do hospital.

Novo Raio-X é padrão a ser adotado na cidade — Foto: Divulgação

E se parece que tem muita coisa sendo feita em Macaé, parece que o governo não para por aqui. Estão sendo construídas novas praças e complexos de convivência, como o do Lagomar, a nova Orla do Bar do Coco, aguardada há mais de 30 anos, novas escolas, novas unidades de saúde, urbanização e pavimentação de novas vias.

Macaé não para de receber investimentos para acompanhar essa cidade que cresce a cada dia e se transforma cada vez mais na Capital Nacional da Energia.

G1