Emart, em Macaé, abre nessa quinta-feira, 6, as pré-inscrições para 40 vagas no curso técnico em Teatro

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), em Macaé, que recentemente participou das gravações da novela Reis, da Record TV, abre, nessa quinta-feira, 6, as pré-inscrições para preencher as 40 vagas do curso técnico de Teatro.

Uma das duas únicas escolas públicas de formação profissional em artes cênicas do interior do Estado, juntamente com o Centro de Formação Artística em Dança, Música e Teatro (Onda), em Rio das Ostras, a Emart é administrada pela Secretaria de Cultura.

A abertura das pré-inscrições acontece às 9h, e o término acontece às 17h da próxima quarta-feira, 12, podendo participar do processo seletivo os 80 primeiros inscritos desde que sejam maiores de 16 anos e estejam cursando o 2º ano ou tenham concluído o Ensino Médio.

De acordo com a prefeitura, as aulas acontecerão em período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, em formato presencial ou, excepcionalmente, em formato online, conforme as necessidades da instituição, e se a ementa da disciplina for compatível com esse formato.

O município ressalta que o aluno deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas por semestre, e que a carga horária total do curso, que era de 808 horas, foi ampliada para 1.034 horas, com tempo mínimo de formação de 2 anos letivos e máximo de 4 anos.

Segundo a atriz e diretora da Emart, Cláudia Byspo, o prazo para matrículas será aberto após a publicação da nova grade do curso técnico de Teatro da Emart, que já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME).

“Os candidatos serão avisados por e-mail sobre essa etapa. A principal proposta do curso é habilitar profissionais para atuarem em espetáculos teatrais, utilizando adequadamente as técnicas e os recursos para a concepção, produção, interpretação e difusão de manifestações das artes cênicas. As disciplinas integram os eixos, prático, técnico, teórico e atividades extras”, detalha a prefeitura.

Coordenador do curso técnico de Teatro, Jardel Maia reforça que a escola privilegia a interdisciplinaridade, com as matérias do curso dialogando entre si para uma melhor formação dos alunos e futuros profissionais.

“Há uma interdisciplinaridade. As disciplinas de Teatro conversam entre si. Por exemplo, para a montagem de um esquete, há a junção de disciplinas como, Figurino, Cenografia e Interpretação. O ator precisa transitar por tudo isso. O diferencial do novo plano de curso é que algumas terão pré-requisitos para inscrição. Instituímos também disciplinas voltadas para a música dentro do teatro”, acrescentou Jardel Maia.

 

Fonte: Clique Diário