Câmara de Macaé aprova criação de Frente Parlamentar para a Despoluição da Lagoa de Imboassica

A Câmara Municipal de Macaé aprovou a criação da Frente Parlamentar para a Despoluição da Lagoa de Imboassica, em sessão ordinária dessa terça-feira, 7, que será composta por 7 dos 17 vereadores da Casa.

Além do presidente da Câmara, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE), e do líder da bancada governista, vereador Luciano Diniz (CIDADANIA), farão parte da Frente os vereadores, Iza Vicente (REDE), Tico Jardim (SOLIDARIEDADE), Rafael Amorim (PDT), Paulo Paes (UNIÃO) e Professor Michel (PATRIOTA).

De acordo com vereador o autor do requerimento para criação do grupo, Luciano Diniz, além de despoluir a Lagoa de Imboassica, é necessário impedir o despejo de esgoto no espaço, conforme alertaram especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em audiência pública recente sobre a o tema.

“[A Lagoa de Imboassica] É um patrimônio público, principalmente para quem viveu o tempo em que ela era própria para banho e pesca”, lembrou Luciano Diniz.

O líder governista da Casa ressaltou ainda a importância da realização de mais uma audiência pública sobre o tema, que já está marcada para o próximo dia 26 de novembro, e que deve reunir novamente especialistas da UFRJ.

Para o vereador Rodrigo Amorim, a pauta, que vem ganhando cada vez mais força no Legislativo nos últimos meses, representa o resgate do que ele chamou de uma “luta de décadas”, contando que ouviu falar sobre a poluição da Lagoa quando ainda era criança, há quase 30 anos, em 1996, durante um comício.

“Peço atenção para o cercamento, de forma a proteger as capivaras dos veículos que passam pela Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106)”, acrescentou o vereador.

Sobre os problemas de despejo de esgoto na Lagoa, tema fortemente abordado na audiência pública por pesquisadores do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM), da UFRJ, o presidente da Câmara reforçou a cobrança ao Executivo por medidas para resolver o problema.

“Acredito que mais de 50% ainda não fizeram a ligação”, apontou Cesinha, lembrando a promessa do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), durante a audiência, de que enviaria para a Casa um projeto de lei obrigando os moradores da região a ligarem seu esgoto à rede da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço na cidade.

O presidente da Casa, porém, lembrou que, mesmo que todos os moradores de Macaé fizessem a ligação de esgoto, o problema não seria resolvido, já que 80% da Lagoa está localizada no município vizinho de Rio das Ostras.

Mas o líder do governo explicou que a Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras está colaborando com as discussões a respeito da despoluição da Lagoa de Imboassica, e revelou que condomínios riostrenses, como o Alphaville, por exemplo, estão sendo monitorados pela Prefeitura de Rio das Ostras.

 

Fonte: Clique Diário