Rio das Ostras abre inscrição para prova do EMEFRO, para conclusão do Ensino Fundamental

Começa nesta segunda-feira (27) as inscrições para a primeira prova do Exame Municipal do Ensino Fundamental de Rio das Ostras, EMEFRO, na Região dos Lagos, que oferece a oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade regular de obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental.

As inscrições estarão disponíveis até o dia 7 de junho. Já a aplicação da prova será nos dias 25 e 26 de junho.

“O objetivo da prova é contribuir para a redução da defasagem escolar, possibilitando a conclusão do Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, destacou o coordenador do EMEFRO, Renato Louseiro.

Inscrições

Nesta primeira edição, a prova tem como público-alvo os alunos matriculados no Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A inscrição deve ser realizada pelo próprio aluno, se maior de idade, ou pelo responsável legal em caso de estudantes menores de 18 anos, na unidade escolar do estudante.

Os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto no ato da inscrição. Os alunos com deficiência, transtornos ou outras condições específicas deverão solicitar atendimento especializado para as adaptações necessárias à realização do exame, caso não sejam avaliados por relatório.

A prova

O processo avaliativo do EMEFRO será composto por uma redação e duas provas objetivas, cada uma com 25 (vinte e cinco) questões de múltipla escolha. O exame terá como base o Referencial Curricular de Rio das Ostras – RECRO e abordará as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Inglês, Educação Física e Arte); Ciências Humanas (Geografia e História); Matemática e Ciências da Natureza.

O Núcleo de Gestão Pedagógica disponibilizará material para estudo como apoio para os participantes, pela plataforma E-VIRTU@L Aluno onde o link está disponível no site da prefeitura.

Será considerado apto o aluno que atingir pontuação mínima de 50% nas avaliações objetivas e 50% na redação. Caso o estudante não obtenha a pontuação mínima em uma das etapas, não alcançará a certificação.

O aluno que obtiver pontuação mínima será automaticamente aprovado no ano de escolaridade/fase em que estiver matriculado, sendo considerado concluinte do Ensino Fundamental por meio de Certificado emitido pela Secretaria.

G1