Educação de Macaé comemora volta às aulas da rede pública municipal nessa semana

As aulas recomeçaram em Macaé nessa segunda-feira, 5, para a maioria das 42 mil crianças e jovens, que voltaram a frequentar as dependências das 106 unidades da rede pública municipal de ensino nesse ano letivo de 2024.

Com exceção dos alunos do Maternal, voltaram às salas de aula os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que é oferecido exclusivamente em unidades da região serrana do município.

Como já havia sido anunciado pela Secretaria de Educação, as crianças da Educação Infantil passarão, nessa 1ª semana, por um período de adaptação escolar que até sexta-feira, 9, com aulas em horários diferenciados.

Ainda segundo a pasta, as crianças do Maternal I e II começarão a frequentar as escolas após o Carnaval, que acontece no município entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com uma programação em vários pontos da cidade, tanto na região central quanto na região serrana.

“Nessa 1ª semana de aulas, o aluno vai se ambientar na escola. Haverá apresentação dos professores e da proposta pedagógica para o ano letivo, elaborada por cada unidade de ensino. Faremos ainda a entrega dos materiais e de uma maleta de livros paradidáticos para alunos do Ensino Fundamental. Também montamos recursos de tecnologia nas escolas, como lousas interativas em mais salas de aulas e os tablets”, comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes.

Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no Jardim Franco, Vera Lúcia Caldas, que ajudará a receber as 169 crianças entre 2 e 5 anos de idade matriculadas na unidade, ressaltou as novidades para esse ano letivo.

“Estamos inaugurando a sala de recursos multifuncionais e a cozinha experimental, montadas com recursos municipais e federais, e idealizadas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. A cozinha experimental desenvolverá hábitos saudáveis nas crianças, através do manuseio de utensílios e de alimentos. É uma maneira de apresentar recursos e dinâmicas prazerosas. A sala de recursos multifuncionais atenderá às necessidades especiais de algumas crianças. Há uma professora específica para atendê-los em horários diferenciados. Começaremos com 12 crianças e estenderemos a alunos do entorno da escola”, contou Vera Lúcia Caldas.

 

Diário de noticias