Saiba quem é o ex-presidente do Brasil que nasceu em Macaé

Famosa como Capital do petróleo, Macaé, lno Norte Fluminense, foi a cidade onde nasceu um presidente da República durante o período conhecido como República Velha, também conhecida como Primeira República. O presidente Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em 26 de outubro de 1869 e foi o último presidente antes do início da Era Vargas.

Herdeiro de proprietários rurais, o ex-presidente do país estudou na cidade do Rio de Janeiro antes de ingressar na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, em São Paulo. Em 1891, ele retornou para o Rio e atuou como promotor público em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

Entre 15 de novembro de 1926 e 24 de outubro de 1930, Washington Luís exerceu o cargo de 13º presidente da República Federativa do Brasil. Além de governar o país, o político também assumiu o cargo de chefia da cidade de São Paulo no início de 1920.

Washington Luís ao lado da esposa Sofia Beatriz e da filha Florinda Maria — Foto: Foto: Foto Indaiassú Leite/Agência O Globo

O mandato do presidente chegou ao fim quando ele foi deposto com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Tudo começou quando Washington Luís, além de ter recusado indicar um político mineiro como sucessor, apoiou a candidatura do paulista Júlio Prestes.

Ele morreu em 4 de agosto de 1957, em São Paulo, aos 87 anos.

Curiosidades históricas sobre o presidente Washington Luís:

  • Washington Luís foi deposto da Presidência quando faltavam apenas 21 dias para terminar seu mandato.
  • Após ser preso no Forte de Copacabana, o político foi exilado com a família e passou 17 anos entre Paris, Suíça e Portugal.
  • Em 1928, ele foi vítima de um ataque praticado pela amante, a marquesa italiana Elvira Vishi Maurich. O caso aconteceu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Quatro dias após o atentado, a italiana se jogou do quarto andar do mesmo hotel.
  • Ao voltar para o Brasil, ele decidiu se manter afastado da vida política.

Fonte: Extra