Mobilidade Urbana já tirou 1.768 veículos irregulares de circulação em Macaé

Em parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar, a Secretaria de Mobilidade Urbana vem intensificando as operações de fiscalização de trânsito em Macaé. Segundo dados da secretaria, desde 2021 já foram removidos 1.768 veículos irregulares, sendo a maioria motocicletas. A pasta entende que a ação acaba por refletir na melhoria do trânsito e também na questão da segurança pública.

Em uma das operações realizadas na cidade nesta semana, a secretaria recolheu oito motocicletas sem placa no bairro Lagomar. Elas foram conduzidas para a 123ª Delegacia de Polícia Civil para averiguação e apresentadas à autoridade policial.

Durante as operações, os agentes de trânsito da Mobilidade Urbana ao constatarem irregularidades, prosseguem com o preenchimento do auto de infração e a parte administrativa, como a retenção e remoção dos veículos, caso necessário. E, se for constatado crime, o policial militar, presente na operação, encaminha o elemento/condutor à autoridade policial judiciária. A fiscalização tem ênfase na verificação de placas e chassis adulterados para reforçar as medidas de prevenção de acidentes e reforço na segurança.

É bom lembrar que a Lei nº 14.562/2023, que alterou o art. 311 do Código Penal, criminaliza a conduta de quem adulterar sinal identificador de veículo não categorizado como automotor. Medida essa que contribui também na melhoria dos índices de segurança.

Em 2023, 30 condutores foram conduzidos à 123º Delegacia de Polícia Civil por diversas situações. Esse ano, até agora, 16 condutores.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lembra que antes das operações de fiscalização de trânsito se tornarem rotineiras, os rolezinhos eram praticados quase que diariamente, perturbando a ordem e causando transtornos à população. Era preciso intervir com ações regulares para melhorar a segurança no município.

“Nós conseguimos acabar com isso que era uma reivindicação muito grande dos macaenses. Iniciamos as operações de fiscalização de trânsito em janeiro de 2021 e fomos ampliando até tornar rotineiras, em vários pontos do município. Com isso, estamos melhorando o ordenamento viário para evitarmos mais acidentes e, consequentemente, contribuindo para um melhor índice na segurança pública, com a redução também da criminalidade no município”, ressalta Muniz.