Prefeitura de Macaé anuncia que reforma do Centro de Convenções já está 80% concluída

Em novas atualizações sobre o andamento das obras de reforma do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, a prefeitura afirmou que os trabalhos avançam “em ritmo acelerado”, e já contam com 80% dos trabalhos concluídos.

Orçadas em 54 milhões de reais, as obras, que têm previsão de conclusão para o 2º semestre desse ano, receberam, na última semana, a visita do secretário adjunto de Obras, Felipe Bastos, que contou um pouco sobre a reforma do espaço.

“A estrutura já foi toda refeita e, em média, 3 mil unidades de ferragens já foram trocadas”, revelou Felipe Bastos.

De acordo com o secretário adjunto, o Centro de Convenções ficará mais moderno, pronto para receber grandes eventos como a Feira Brasil Offshore, bem como outros eventos de grande porte, estimulando a economia no município.

Fiscal do contrato da Secretaria Adjunta de Obras, Sérgio Santos, que acompanha todas as fases da reforma diariamente, informou que a cobertura em estrutura metálica e colocação de telhas estão em fase final de recuperação estrutural.

“Está em execução a reforma de todo o sistema de ar condicionado central; toda a reforma das instalações elétrica e hidráulica. Toda rede de esgoto e drenagem de águas pluviais já foram executadas”, acrescentou Sérgio Santos.

Anda segundo o fiscal, a reforma segue com as instalações das divisórias de “drywall”, com serviços de acabamentos em geral, e com a fase final da reforma da subestação de fornecimento de energia elétrica.

Com 33 mil metros quadrados (m²) e 8 pavilhões, o espaço, inaugurado em 2003, estava interditado pela Defesa Civil desde 2019, e teve o processo de reforma liberado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) apenas em fevereiro do ano passado.

Meses depois, em maio, o Centro de Convenções sofreu com um incêndio que atingiu parte da área interna, exigindo interdição do trânsito nas cercanias do espaço para a realização do trabalho dos bombeiros.

Os trabalhos para o início das obras liberados oficialmente em julho de 2023, depois de o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) entregar a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação, com um projeto que previa a reforma completa do espaço que já foi palco de eventos como a Feira Brasil Offshore e a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo Gás, entre outros.