Macaé terá campanha “Junho Vermelho” para incentivar a doação de sangue

Macaé está inserida na campanha “Junho Vermelho”, que tem como um dos principais objetivos incentivar a prática de doação de sangue. O município vai promover no dia 29 de junho o Dia D de Doação de Sangue. Na ocasião, os voluntários deverão comparecer, das 7h30 às 17h30, na unidade localizada na Rua Doutor Bueno, 40, Centro.

A campanha faz parte do cronograma de ações do Serviço Municipal de Hemoterapia. Como parte da programação, ao longo do mês de junho, serão intensificadas palestras de conscientização em firmas, ONG’s e escolas.

De acordo com o coordenador Administrativo do Serviço Municipal de Hemoterapia, Denio Marinho, o “Junho Vermelho” tem como finalidade promover a conscientização sobre a doação de sangue, reconhecendo-a como um ato nobre que salva vidas e fortalece os laços de solidariedade.

A doação no Serviço de Hemoterapia acontece de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto nos feriados). Para facilitar o atendimento, o interessado pode agendar a data e hora da doação no portal oficial da Prefeitura de Macaé.

O Serviço Municipal de Hemoterapia atende atualmente o Hospital Público Municipal (HPM), Hospital Público Municipal da Serra, Hospital São João Batista, Pronto de Socorro Municipal, os municípios de Carapebus e Conceição de Macabu, e outras cidades em caráter de urgência.

A equipe que atua no espaço orienta a população sobre a importância da doação permanente.

No portal oficial da Prefeitura constam os requisitos para doação e informações sobre impedimentos temporários e definitivos, roteiro para doação de sangue, além de intervalos para doação homens-60 dias (máximo de quatro doações em 12 meses) e mulheres-90 dias (máximo de três doações em 12 meses)
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo email hemoterapia@macae.rj.gov.br.

Os requisitos básicos para doação são:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);
– Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial ou CNH digital

Sobre a doação

– O doador apresenta seu documento oficial com foto na recepção, onde são apresentadas as instruções iniciais e os critérios básicos para a doação. Na sala de espera, o serviço social informa sobre as etapas da coleta de sangue.

– Em seguida, é realizada a triagem clínica por um profissional de saúde, por meio de entrevista pessoal e sigilosa, além da aferição dos sinais vitais e teste para detectar anemia. O doador apto hidrata, se prepara e segue então para a sala de coleta de sangue. Após a coleta, é necessário permanecer no local por no mínimo 15 minutos, período exigido para a devida recuperação, onde é oferecido um lanche.