Seminário em Macaé comemora mês do assistente social nesta sexta; inscrições abertas pela internet

Um seminário que comemora o mês do assistente social será realizado nesta sexta-feira (17) em Macaé, no Norte Fluminense, na Sala de Eventos da Unopar (Universidade Norte do Paraná), no Centro da cidade.

Nesta quinta-feira (16) também houve um evento no auditório do Paço Municipal. Cerca de 90 assistentes sociais da Prefeitura participaram do “Seminário de Serviço Social 2024”. O evento celebrou o dia 15 de maio de 1962, data que regulamentou a profissão.

Já as inscrições para o seminário desta sexta (17), podem ser feitas pela internet, por meio do formulário de contato. Podem se inscrever assistentes sociais, profissionais da assistência em geral, além de estudantes.

Com o tema “A Proteção Social do SUAS e as Seguranças Afiançadas nos Serviços Socioassistenciais”, o evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, será aberto com um café de boas-vindas e apresentação do seminário.

O público poderá conferir palestras e debates que ajudam a refletir sobre práticas relacionadas aos direitos e proteção de famílias e pessoas em vulnerabilidade social, além de aprofundar o entendimento das áreas que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ainda segundo a organização, o seminário destaca medidas e estratégias para garantir a segurança e o bem-estar dos usuários dos serviços socioassistenciais, com ênfase na garantia das seguranças afiançadas.

“O seminário visa, assim, fortalecer as capacidades dos profissionais e gestores para a implementação eficaz da política de assistência social e para o enfrentamento dos desafios contemporâneos enfrentados nesse campo”, explica a organização.

Palestras

  • Às 10h – Tema: “Serviço Social e SUAS – Contribuições da profissão para efetivação da assistência social como política pública”, com a palestrante e psicanalista Luciana Antunes.
  • A partir das 13h30 – serão ministradas palestras e mesa redonda.
  • 14h – Exposição do tema central do evento pela palestrante, assistente social e consultora Virginia Flávio Andrade.
  • 15h30 – Haverá apresentação do eixo II: “Regulação do Suas como organizar a política local de assistência social”, com o advogado Athus Álef Sandes.
  • 16h30 – Haverá a mesa-redonda “Discussão sobre aplicações práticas e próximos passos”.

Sobre os palestrantes:

Luciana Lemos Antunes – Assistente Social e Psicanalista, possui especialização em Educação Ambiental e em Direitos Humanos, além do mestrado em Políticas Sociais pela UnB. Desde 2004 atua também como docente, pesquisadora e/ou coordenadora pedagógica em cursos de Serviço Social (graduação) e de Políticas Públicas (pós-graduação). Atua na Print Comunicação desde 2011 como gerente de programas socioambientais junto a processos de licenciamento ambiental. Desde 2019 coordena o Projeto de Educação Ambiental da Baía de Guanabara (Petrobras / Licenciamento do Pré-Sal). Atua como coordenadora sênior.

Virginia Flávio Andrade – Diretora Executiva da Sênior Gestão Social, Assistente Social, Consultoria em Gestão Pública, pós –graduada latu sensu em Intervenção Social junto à Família e mestranda em Desenvolvimento Social. Atua há mais de 15 anos com consultoria e assessoria na Política Pública de Assistência Social, com ênfase na Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e na Proteção Social Básica.

Athos Álef Sandes – Advogado, Especialista em Administração Pública e Gestão Estratégica e em Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas. Consultor e Assessor da Sênior Gestão Social nas áreas da Regulação do SUAS e da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e ao Adolescente.

G1